domingo, 9 de junho de 2013

O que é a estratigrafia? - Breve história




O que é a estratigrafia?

Estratigrafia é um termo que provém do latim (stratum) e do grego (grafia).
Esta nomenclatura geológica foi introduzida por Alcide O’rbigny (1802-1857), em meados do seculo XIX, embora o adjectivo “estratigráfico” já tenha sido usado por William Smith (1769-1832). [Vera Torres, J.A. (1994) - Estratigrafia, princípios e método, pg. 3]


                           Fig. 1 - Alcide O’rbigny (1802-1857) geólogo e paleontólogo francês


                                           Fig. 2 - William Smith (1769-1839) geólogo inglês





O conceito de estratigrafia foi mudando ao longo dos tempos. Muitos foram os autores que contribuíram para a definição actual de estratigrafia, destacando-se Weller (1960), Corrales et al (1977) e Hedgerb (1980).

Actualmente estratigrafia está definida como uma ciência que trata da descrição de todas as camadas rochosas estratificadas e as suas unidades mapeáveis, distintas com base nas suas propriedades químicas, mineralógicas, litológicas e no conteúdo fossilífero.





Objectivo da Estratigrafia:

 Estudar as relações temporais e espaciais dos conjuntos líticos e dos acontecimentos neles registados, apoiando–se nos princípios fundamentais da estratigrafia, de modo a chegar à reconstituição da História da Terra.  


Breve história da estratigrafia
A estratigrafia é uma ciência relativamente recente. Durante décadas esteve sempre inserida no conceito de geologia (ciência nascida no ramo das ciências empíricas que surgiram no seculo XVI).
Por volta de 1913 com a publicação do primeiro livro de estratigrafia, por Grabau, é que esta ciência passou a ser vista como uma ciência com entidade própria.
 




Referências bibliográficas:

- Vera Torres, J. A., 1994, Estratigrafia, Princípios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda

Sem comentários:

Enviar um comentário